Como promover relações de afeto entre pais e filhos
Nem sempre a relação com nossos filhos se dá de maneira harmoniosa durante todo o tempo, por isso, alguns conflitos são normais. Entretanto, quando essa situação se torna frequente, pode gerar atrito na relação familiar.
Neste texto, você conhecerá algumas dicas de como promover relações de afeto entre pais e filhos, e assim cultivar a paz e a harmonia dentro do seu ambiente familiar, além de promover confiança e bem-estar.
Acompanhe seu filho no dever de casa
Procure tirar um tempo para ver como o seu filho anda fazendo o deve de casa. Essa pode ser uma boa hora para interagirem, caso não tenha tanto tempo disponível. Entretanto, é importante ensiná-lo com calma e ir tirando as suas dúvidas sobre a matéria.
Crie novas tradições para a família
Que tal definir que todos os sábados a família deva ir para o parque favorito, ou tirar um dia no mês somente para se divertirem? Crianças se sentem mais seguras com rotinas e horário bem definidos, principalmente se forem relacionados ao lazer.
Além disso, essa tradição facilitará a organização da sua rotina, para que você consiga sempre reservar um tempo para os seus filhos e família. Isso fará com que o seu verdadeiro contato entre eles se torne mais frequente e prazeroso.
Façam atividades juntos
Qual o desenho favorito do seu filho? Reserve um momento com ele para assistir alguns episódios ou prepare uma tarde para assistir alguma série apropriada para a idade dele e conversem sobre o que acabaram de ver.
Assim vocês cultivarão muitas coisas em comum, que poderão ser assuntos para conversas em outros dias, além da atividade se tornar um hábito saudável de vocês. É importante que esses momentos não restrinjam somente no momento de férias, mas durante todo o ano.
Tenha um horário para conversas
Procure reservar um momento na semana, ou até mesmo durante o almoço ou jantar, para conversar com o seu filho sobre assuntos diversos. Mostrar que está interessado em saber como foi o dia do seu filho ou entender mais sobre os assuntos que ele gosta fará com que ele se sinta mais próximo, além de fazer com que a relação da família seja mais aberta e sincera.
É importante não utilizar esse momento para dar broncas ou ser muito invasivo: deixe que o seu filho se sinta à vontade para dizer o que pensa e se expressar.
Demonstre afeto
Fazer carinhos, dar elogios ou apenas dizer que o ama também é uma forma simples de promover relações de afeto entre pais e filhos. Cada pessoa demonstra carinho de forma diferente, entretanto, é sempre bom deixar bem claro o momento de afeto, para que a criança consiga entender e se sentir amada.
Ao conhecer e colocar em prática essas dicas de como promover relações de afeto entre pais e filhos, você ficará muito mais próximo da sua família e terá momentos e recordações únicas, além de melhorar drasticamente a sua relação.
Mas caso você perceba que mesmo assim o seu filho continua com atos de rebeldia, pode ser indícios de algo mais grave. Saiba mais sobre assunto conferindo este outro artigo.