Férias Escolares: como aproveitar esse momento importante com os filhos!
Com a chegada das férias escolares é muito comum que o tempo em ócio das crianças deixem os pais preocupados e curiosos em relação às formas de entretenimento que serão oferecidas aos pequenos. Afinal, muitas vezes, o período de férias escolares não batem com o tempo livre dos adultos, por isso, é necessário adaptar as rotinas, de forma que, nossos filhos fiquem menos sozinhos e aproveitem mais esse tempo merecido de descanso e também, novos aprendizados.
É durante as férias que as crianças mais desenvolvem funções importantes de forma lúdica. É isso mesmo! Se engana quem pensa que deixar os cadernos de lado e dormir até mais tarde retarda ou prejudica de alguma forma os pequenos. Inúmeras pesquisas afirmam que o período afastado das matérias escolares oferece a oportunidade infantil de desenvolver uma série de atividades motoras, emocionais e sociais que muitas vezes não são trabalhadas no ambiente escolar.
É comum que as crianças precisem conversar com outras crianças para brincar, indo além daquilo que já estão acostumadas, ao mesmo tempo, elas exploram novos ambientes, novas brincadeiras, novos tombos e reerguidas, trabalhando a coordenação motora. Junto de tantas novas experiências, o emocional também sofre alterações, tornando os sentimentos mais fortes e a capacidade de lidar com eles, mais presente. Mas de que forma seremos capazes de proporcionar tanta coisa a elas? Confira:
Durante o tempo em que estiverem juntos, proponha atividades manuais, ou que utilizem a internet de forma educativa. Incentive-as a pensar e a manter um diálogo com você durante tais pensamentos. Seja para desvendar o mistério de uma charada, ou finalizar um quebra-cabeça se você o acompanhar durante os trajetos, com certeza será mais divertido e instigante para elas.
Proponha leituras e trabalhos culinários. Ler e cozinhar estimulam o cognitivo exigindo atenção e foco. Ambas as atividades podem ser realizadas em conjunto e no final, vocês podem contar para as pessoas as experiências vividas nas páginas daquele livro, ou os desafios de fazer aquele bolo delicioso.
Sempre que possível, explore o mundo lá fora! Dos playgrounds dos shoppings, as trilhas dos parques, o que não faltam são boas opções pelas cidades para vocês aproveitarem juntos, reforçando assim, vínculos familiares que muitas vezes são negligenciados pelas próprias rotinas conturbadas e cheias. E quando der, viaje para outros lugares.
Visite a família! Tios, avós, primos que a criança gosta, mas não vê muito, podem ser grandes aliados durante as férias, principalmente se você não puder passar todo o tempo com o seu filho. Converse com os adultos, planeje uma rotatividade e proporcione aos pequenos, contato também com outras pessoas da família.
A parte mais importante de tudo isso é a qualidade do tempo que você passa com seus filhos, por isso, planeje-se, pesquise e cuide para estes momentos sejam únicos e produtivos.